O Colégio Dom Amando levou para a Avenida Tapajós, no dia 6 de setembro, um grande e emocionante desfile em homenagem à Pátria, reafirmando sua tradição de unir educação, cultura, fé e cidadania em um só movimento.
Com a participação de 1.390 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, o desfile iniciou com a comissão de frente conduzindo as bandeiras do Brasil, do Estado, do Município, da Congregação de Santa Cruz e do Colégio Dom Amando, reafirmando o orgulho nacional e institucional.
Na sequência, os diferentes pelotões deram um verdadeiro show de organização e representatividade: desde os alunos concluintes do Ensino Médio, passando pelas turmas da Educação Infantil e do Fundamental, até os projetos sociais, medalhistas em olimpíadas do conhecimento e a Pastoral Escolar, que trouxe símbolos da espiritualidade da Congregação.
Entre os destaques, estiveram a Banda Marcial do Amandinho, composta por crianças de 8 e 9 anos, que encantou o público com a temática “Circo” e a execução do hino do Colégio; e a tradicional Banda Marcial Irmão José Ricardo, que neste ano apresentou o tema “Electropop – Som que se renova”, com um repertório contemporâneo que animou a plateia. As balizas do Amandinho e do fundamental e médio também deram show na avenida.
A participação dos alunos das atividades eletivas – como natação, futebol e o bilíngue – também marcou presença, mostrando a diversidade de oportunidades oferecidas pelo Colégio. O desfile contou ainda com a presença dos alunos do Pré-vestibular Solidário, ex-alunos do colégio e idosos participantes das atividades sociais.
Fundado em 14 de março de 1943, pelo patrono Dom Anselmo Pietrulla, o Colégio Dom Amando segue construindo uma história de educação sólida na região amazônica, hoje sob a Direção Geral de Fernando Frozza e com o trabalho de um corpo docente formado por 90 educadores.
O Colégio Dom Amando agradece de forma especial às famílias e alunos, que tornam este momento possível com seu incentivo, participação e confiança. O Desfile da Pátria é mais do que uma tradição: é a celebração da união, da cultura e do compromisso com o futuro do Brasil.

