Alunos do Amandinho escrevem e postam cartas nos Correios

Postagem: 04/05/2018
 
 

Na intenção de estimular a produção de textos e, ainda, apresentar o gênero de correspondência escrita, a professora Ana Maria, do Colégio Dom Amando, desenvolveu um projeto com as crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. As atividades foram, inicialmente, em sala de aula. Os alunos escreveram cartas seguindo as orientações da professora, depois entregaram as cartas para as devidas correções e escreveram a versão final para postagem.

Nesta quarta-feira, dia 02 de maio, os alunos começaram a postar as correspondências usando o selo comemorativo pelos 75 anos do Colégio Dom Amando. Para uma geração que já tem no e-mail e nas mensagens digitais sua maior fonte de comunicação, a escrita da carta e o envio é uma grande novidade. Na Agência Central dos Correios, os pequenos foram recebidos pelo gerente, Antônio Neto, que mostrou um pouco da mecânica que envolve a postagem, a triagem e a entrega da carta ao destinatário. Segundo a coordenadora pedagógica do Amandinho, Alessandra Miranda, o maior desafio foi apresentar aos alunos a função das cartas e dos Correios. “Eles, também, já são acostumados com o uso de abreviaturas nas mensagens de texto, na composição das cartas não puderam nem abreviar nem codificar, de um jeito diferente do Português padrão. ”

As turmas do 4º ano da tarde, também, fizeram o mesmo exercício no dia 03 de maio. Com direito a entrevista para a afiliada a Rede Globo, no oeste do Pará, os meninos e meninos deram um show de desenvoltura.

Na semana que vem, os destinatários começaram a receber as cartas enviadas pelos estudantes do Dom Amando.