Institucional

TRANSFORMAÇÕES CDA 2017 ( Horários e Acessos)

Senhores Pais/Responsáveis, Feliz 2017!

Iniciamos mais um ano letivo renovando o nosso compromisso de um ensino pautado na disciplina, na ética e na excelência, visando preparar nossos alunos para tornarem-se membros de uma sociedade na qual valores humanos e cristãos caminhem em harmonia.

Este ano podemos presentear nossos alunos do Fundamental I com uma estrutura independente! Novas salas, biblioteca em pavimentos diferenciados para cada segmento de ensino, lanchonete, laboratório de informática, lousas digitais, praça de convivência e uma equipe de profissionais comprometidos em levar ao aluno o conhecimento humano, espiritual, social e intelectual.

IMPORTANTE:
 
- Não haverá estacionamento na parte interna do colégio
- A entrada e saída dos alunos da Ed. Infantil serão realizadas pelos portões do prédio referente a esse segmento de ensino, localizados na Av. Mendonça Furtado sentido Av. Turiano Meira; 
- A entrada e saída dos alunos do Ensino Fundamental I serão realizadas pelos novos acessos do Ensino Fundamental I localizados na Av. Mendonça Furtado sentido Av. Turiano Meira;
- A entrada e saída dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio permanecem pelo portão da Av. São Sebastião;
- Os alunos deverão chegar 10 minutos antes do início das aulas, minimizando assim, os transtornos que poderão ocorrer nos acessos às salas de aula.
- Após um ano de grande dedicação, chegamos, em 2017 com a entrega da nova estrutura para o nosso "Amandinho". E não paramos por aí! Ainda teremos diversas novidades no decorrer do ano letivo, sempre com a cumplicidade de alunos e responsáveis presentes e fundamentais para o sucesso crescente do nosso querido CDA.
 
.
 
 
 

 

hhhhh

uu

 
 
 
             

NOVO PRÉDIO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

   

 

   
     
             
       
 

 

APRESENTAÇÃO
O Colégio Dom Amando está localizado na Cidade de Santarém-PA, na Praça Barão de Santarém, 01. Ocupando uma área de 44.691,4m, possui infraestrutura privilegiada e uma equipe de profissionais especializados e comprometidos em trabalhar uma educação referência desde o Infantil ao Ensino Médio.
 
Compreendendo a exata dimensão do seu papel e contribuição para a formação da sociedade, o Colégio Dom Amando tem como objetivos:
 
1. Capacitar os alunos a se tornarem cidadãos informados e ativos;
2. Desenvolver um programa educacional de alta qualidade;
3. Valorizar a tríade aluno - família - escola através de práticas pedagógicas;
4. Ensinar o respeito à diversidade pessoal, social, racial, política e religiosa;
5. Promover a formação de valores éticos;
6. Garantir o desenvolvimento sustentado na solidariedade e na responsabilidade social;
7. Promover o diálogo entre a fé, o conhecimento e a experiência.
 
Fundado por Dom Anselmo Pietrulla em 14 de março de 1943, começou a funcionar com duas turmas da primeira série ginasial somente para os rapazes.
Esteve sob a direção dos Padres Franciscanos até 1951, quando chegaram os quatro primeiros Irmãos da Congregação de Santa Cruz a Santarém: Irmãos Richard Grejczyk, Paul Schaefer, Genard Greene e Jayme Walter.
 
O ano de 1961 foi muito importante para a instituição, pois marca a abertura do curso colegial. O Então Ginásio passou a se chamar Colégio Dom Amando.
Por sua dedicação e serviço aos jovens, os irmãos podiam perceber os sinais das mudanças nas necessidades do povo e, em 1967, o curso colegial abriu as portas às jovens que queriam estudar Ciências Humanas, Biológicas ou Exatas.
 
Desde a chegada dos Irmãos, o número de alunos e de salas de aula aumentou 600%. A disciplina do Colégio Dom Amando é uma das grandes características da escola e foi apontada pelos ex-alunos numa pesquisa recente, como o fator mais importante do colégio.
Além de lecionar e administrar o colégio, os irmãos de Santa Cruz têm continuado a servir a comunidade de muitas formas, com a mesma dedicação e generosidade que possuía o seu fundador, Beato Basile Moreau, há mais de 175 anos, na França.
uu
Vista Aérea do Colégio
 
 
Vista do Prédio A (Fundos)
 

Complexo de Piscinas

 

             
                             
             
                             
             
                             
             

 

O ESCUDO

O escudo apresenta quatro divisões que simbolizam as influências recebidas dos fundadores da escola.

No primeiro quadro, em cima e à esquerda, há figuras da “fleur de lis” (flor de lis). Elas representam a cultura francesa, que exerceu um papel importante como inspiradora de atitudes e decisões no campo educacional do Brasil.

O segundo quadro, em cima e à direita, indica a presença dos padres Franciscanos na região. O símbolo desse trabalho notável, que continua até hoje, é o Sagrado Coração de Maria.

Na parte inferior, à direita, os rios Amazonas e Tapajós se encontram sob o céu estrelado. Finalmente, embaixo e à esquerda, o escudo representa a Congregação de Santa Cruz, que é a entidade mantenedora do Colégio Dom Amando.

uu
     

 

FILOSOFIA
Ser uma instituição de referência educacional no Pará, no Brasil e no Mundo, tendo como base o Evangelho e a filosofia do Padre Basile Moreau, fundador da CSC.
Nossa missão é proporcionar uma Educação de Excelência que promova a formação integral do educando, tornando - o um cidadão comprometido com os princípios éticos e cristãos, na transformação da sociedade onde se insere.
O Colégio Dom Amando baseia seus princípios na concepção da pessoa humana como um ser em constante evolução, inserido num contexto coletivo. O ser humano se humaniza à medida que estabelece comunhão com a natureza e com os outros homens. A construção da pessoa se dá pela dialética da convivência social, ressaltando a importância de alguns fundamentos que consideramos imprescindíveis:
 
Disciplina
Como forma de contribuir para o desenvolvimento da organização intelectual do pensamento e comportamento humano.
Ética
Como exercício consciente de direitos e deveres no comportamento pessoal e coletivo, respeitando os ideais da convivência democrática.
Responsabilidade Social
Mediante a vivência de práticas comunitárias que estimulem a sensibilidade e a valorização da vida.
Recursos Tecnológicos
Utilizados plenamente como instrumentos de ensino e objetos de aprendizagem no âmbito da humanização.
Excelência
Apoiada na capacidade de profissionais dedicados para desafiar o aluno a atingir o seu melhor potencial acadêmico, comportamental e ético.
Participação da Família
Como agente do processo educacional, com papel decisivo no equilíbrio emocional, social,  acadêmico e cristão.
Fé Cristã
Fundamentado na Igreja Católica seguindo o evangelho.
 
"Podemos definir numa palavra o tipo de ensino que desejamos dar. Não queremos que nossos alunos ignorem algo que devem saber. Para atingir este objetivo, não pouparemos qualquer sacrifício. Sempre colocaremos educação e instrução lado a lado: a mente não será desenvolvida em detrimento do coração. 
Enquanto prepararmos cidadãos úteis para a sociedade, faremos também todo o possível para preparar cidadãos para a vida eterna."
Beato Basile Moreau.
        

NORMAS

Horários
Educação Infantil 
Manhã: Chegada às 07:15 h
Início das aulas: 07:30 h
Saída: 11:30 h
Tarde:  Chegada às 13:15 h
Início das aulas : 13:30 h
Saída: 17:30 h
 
Ensino Fundamental I
Manhã: Chegada às 07:15 h
Início das aulas: 07:20 h
Saída: 11:30 h
Tarde:  Chegada às 13:15 h
Início das aulas : 13:20 h
Saída: 17:30 h
 
Ensino Fundamental II
Manhã: Chegada às 07:20 h
Início das aulas: 7:25 h
Saída: 11:40 h ou 12:25 h
 
Ensino Médio
Manhã: Chegada às 07:20 h
Início das aulas: 7:25 h
Saída: 12:25 h
 
Ensino Médio
Retorno às terças e quintas
Início das aulas às 14 h
Saída: 18:09 h
 
 
 
uu
Uniforme
É obrigatório o uso completo do uniforme escolar. Na falta de qualquer uma das peças do uniforme, o aluno deverá apresentar à Coordenação Disciplinar, uma justificativa escrita comprobatória na agenda ou justificativa verbal pelo próprio responsável, para assim receber a autorização para a  “entrada”.
O aluno com mais de duas “entradas” por uniforme incompleto no período de um mês, receberá uma advertência escrita (demérito).
 
Educação Infantil
Bermuda tactel – na cor cáqui;
Camiseta oficial infantil branca;
 
Fundamental I
Camiseta oficial infantil branca;
Bermuda de brim na cor cáqui;
Meia branca e tênis ou sapato fechado na cor preta (sem enfeites)
 
Fundamental II (6º ao 9º ano)
Calça de brim modelo tradicional na cor cáqui;
Blusa oficial (comprimento na linha do quadril) ou camiseta com o escudo do colégio;
 
Ensino Médio (1º ao 3º ano)
Calça de brim modelo tradicional na cor cáqui;
Blusa oficial (comprimento na linha do quadril) ou camiseta com o escudo do colégio;
Meias brancas e tênis ou sapato fechado na cor preta.
 
IMPORTANTE: O aluno em atraso deverá encaminhar – se à secretaria para  solicitar a “entrada” (autorização escrita na agenda) até às 12h30min. Após este horário, a entrada será dada somente pela Coordenação Disciplinar mediante justificativa escrita ou presença do responsável.

 

DIREITOS E DEVERES DO ALUNO
   
 
Direitos
 
 
Deveres
 
Ambiente de estudo adequado - Encontrar na Escola um ambiente sadio ao estudo, respeitando os direitos individuais, à relação humana e com o devido apoio de uma  Coordenação Pedagógica(onde o aluno poderá recorrer quando se sentir prejudicado em seus direitos)

Orientação – Receber orientação para sua formação moral, intelectual e espiritual através:
  - Da Direção;
  - Da Orientação Educacional;
  - Da Coordenação Disciplinar;
  - Da Coordenação Pastoral;
  - Do Corpo Docente;
  - Da Biblioteca;

Aulas – Ter aulas ministradas por professores qualificados, habilitados, competentes, assíduos, pontuais e idôneos que adicionem conhecimento e sabedoria.

Tratamento – Receber tratamento respeitoso dos seus colegas, professores e demais pessoas que compõem nossa instituição, sem distinção.
 
Utilização de espaço e material – O uso do campo, das quadras e do material de esporte será estabelecido com horários e tabelas que visem a utilização para todos os alunos; salas serão disponibilizadas em horário extraclasse, desde que sejam solicitadas em tempo hábil e autorizadas pela coordenação competente.

Oportunidade – Todo aluno que se sentir lesado em seus direitos por colegas ou por qualquer colaborador da escola, deverá apresentar reclamação à Coordenação Disciplinar. Em casos mais sérios, poderá comunicar à Direção.

 
Transferência – O processo de transferência deverá ser tratado nos termos da legislação vigente, sendo assinado pela Direção mediante solicitação dos pais ou responsáveis na secretaria da Escola.

 
Comunicação – A escola mantém contato com a família através de: Agenda Escolar, Guia do Aluno, informativos, circulares, comunicados, site, e-mails, aplicativos de celular(ClassApp) e contatos telefônicos.
 
Considerados atos de Indisciplina:

 - Desrespeito a professores, alunos, colaboradores e a Instituição de um modo geral;
 - Agressões físicas de qualquer espécie (infração);
- Causar danos às instalações da escola (infração);
- Ausentar – se das aulas ou da escola sem autorização;
- Envolver – se em confusões nas dependências ou nas proximidades do Colégio;
- Mexer em objetos alheios, apropriar – se de objetos dos outros ou danificá – los (infração);
- Falsificação de assinatura dos pais (infração);
- Uso ou porte de bebidas alcoólicas nas dependências do colégio ou nas proximidades usando o uniforme da escola;
- Portar armas, bombas ou quaisquer instrumentos perigosos dentro do colégio;
- Ligar o celular em sala de aula;
- Ao pedir permissão para sair da sala durante as aulas, o celular deverá ser deixado com o professor, desligado;
- Trazer consigo qualquer tipo de impressão ou material imoral;
- Não apresentar a agenda escolar ao solicitar as seguintes permissões: atrasos, faltas, uniforme incompleto e saídas;
- Não apresentar justifica escrita do responsável na agenda ao solicitar dispensa nas atividades escolares;
- Namorar nas dependências do Colégio;
- É vedada a cópia total ou parcial do material didático, respondendo o infrator pelos prejuízos causados ao Colégio Dom Amando ou a terceiros, podendo o colégio, valer – se das medidas judicias cabíveis;
- Usar a piscina sem autorização.
          
 
Pontualidade – O aluno terá permissão para duas “entradas” por atraso no período de um mês. Caso solicite uma terceira “entrada” nesse período, será necessário a presença do responsável para justificá-lo, caso contrário, o aluno receberá uma advertência disciplinar escrita (demérito), salvo necessidade imperiosa.

Permanecer em sala na troca de professor -  A melhor forma de aguardar o professor da aula seguinte,  é dentro da sala. É vedado transitar pelos corredores;

Evitar saídas da Escola – É vedado ao aluno ausentar – se do colégio antes do horário normal sem a autorização da Direção, da Coordenação Disciplinar ou Pedagógica;

Assiduidade – Considerar – se – á reprovado por faltas o aluno com frequências inferior a 75%;

Agenda Escolar – A agenda é o documento de identificação do aluno, portanto, de uso obrigatório a partir do primeiro dia de aula, com fotografia e dados do aluno;

Evitar faltar às avaliações – Quando o aluno faltar às avaliações, o seu responsável deverá apresentar atestado médico ou justificativa no prazo de 72 horas, a partir do retorno do aluno, com requerimento, para que seja concedido o direito de realização de provas de segunda chamada;

Aulas de recuperação – podem ocorrer em sala de aula, no horário normal, ou em horário e local estabelecido. OBS: Todos deverão vir com uniforme oficial ou de Educação Física;
 
Uniforme Escolar – É obrigatório o uso completo do uniforme escolar;
 
Material e tarefas – Apresentar – se com material didático necessário às aulas;

Atividades curriculares e comemorações – O aluno deverá participar das atividades promovidas pela escola com respeito;

Não fumar – É expressamente proibido fumar nas dependências e nas proximidades da escola;

Zelo pelo patrimônio da escola – O aluno deverá colaborar  no zelo pelo patrimônio da escola e evitar danos como rabiscos e quebras aos materiais escolares;

Postura em Sala de Aula – Evitar sentar com os pés em cima de outra cadeira, manter a distribuição normal das carteiras e sentar corretamente;
 
Disciplina – devolver a 2ª via dos comunicados assinados pelos pais, obedecer as datas e horas das avaliações, evitar conversar durante as aulas, respeitar professores, evitar desordem, acatar decisões tomadas pela Direção e em caso de extravio da agenda escolar, comunicar à Coordenação Disciplinar;

Participação em sala de aula – Não usar qualquer tipo de aparelho sonoro, não realizar tarefas de outras disciplinas à aula em curso, não lanchar na sala, não dormir em sala de aula; não usar boné ou óculos escuros; não usar corretivo como alternativa de correção em livros ou cadernos.
 
Praticar educação física;
 
Ter postura e ética nas avaliações.

Obs: Aplica – se somente aos alunos do Ensino Fundamental II e aos do Ensino Médio. Aos alunos da Educação Infantil e Fundamental I, seus pais e/ou responsáveis serão notificados pela coordenação dos seus referidos níveis, ou pela Coordenação Disciplinar.
     

 

BIBLIOTECA
 
 
A Biblioteca do Colégio Dom Amando teve seu início junto com a fundação do Colégio e possuia um acervo muito restrito, doado pela Biblioteca de Campinas e pela Casa dos Postulantes, visto que se tratava de uma casa de formação. Portanto, a maior parte desses livros, era de caráter religioso, como podemos constatar no acervo atual. 
 
Quanto ao nome da Biblioteca, foram os próprios alunos que o colocaram por força da história de vida do “Irmão André”, contida no livro “O Colecionador de Muletas” na época da beatificação daquele religioso de Santa Cruz. A turma de concluintes do Curso de Ciências Exatas de 1986 mandou fazer uma placa trabalhada em madeira com o escrito “Biblioteca Irmão André” para ficar como lembrança para o Colégio. 
 

Muitas pessoas já passaram pelo espaço e, dentre elas, podemos destacar o Ir. Ricardinho (já falecido), a Professora Dula Serique, Ivaína Tavares, Maria Nice Rocha Santos, Lindalva Rocha Miranda, Antonio Lima da Silva. Atualmente a biblioteca possui duas funcionárias: Uma bibliotecária e uma encarregada do setor.

A título de esclarecimentos, é necessário ressaltar que as informações descritas acima  não possuem documentação oficial, mas são baseadas em relatos dos irmãos da Congregação e de pessoas influentes na história do Colégio Dom Amando.
  
A Biblioteca possui cerca de 9 mil títulos e passa por um processo de revitalização.   O espaço possui sala de leitura infantil com contação de histórias, mesas e cadeiras confortáveis num ambiente amplo e climatizado. Muitas pessoas utilizam o ambiente para consultas, pesquisas, leitura livre ou trabalhos em equipe. Alunos, professores, pais e a comunidade em geral frequentam sempre esse cantinho especial onde a viagem pelas letras é infinita.
 
Os alunos do Ensino Infantil gostam muito de visitar a nossa biblioteca, pois , ainda nas primeiras etapas da educação, eles são estimulados a conhecer o mundo das letras em nossa sala de contação de histórias especialmente feita para eles que possui fantoches, jogos didáticos, tapete emborrachado, revistas em quadrinhos, livros de contos de fadas e um ambiente de fantasia que ajuda na linguagem lúdica  necessária ao universo infantil.
 
Além dos alunos da Educação Infantil, muitos professores gostam de expolorar o espaço, levando turmas para trabalhos em equipe, com atividades que fujam das quatro paredes das salas de aula e, para os alunos, o resultado dessas aulas é sempre positivo, pois eles podem dinamizar o aprendizado com a ajuda de um acervo mais atual das disciplinas estudadas no espaço.
 

Mesas para equipes de pesquisas

 
uu

Nosso acervo

 
 

Espaço Infantil para contação de histórias

 
       

 

HORÁRIOS DOS DEPARTAMENTOS
 
 
 
 
Diretor Geral
Marcelo Praciano
 
Vice - Diretor
José Maria Maia
 
Coordenação do Ensino Fundamental I
Das 7h às 18h 
De segunda a sexta-feira
 
Coordenação do Ensino Fundamental II
Das 6:45h às 12:30h / 13:30h às 17h 
De segunda a sexta-feira
 
Coordenação do Ensino Médio 
Das 8h às 19h.
 De segunda a sexta-feira
 
Coordenação de Informática na Educação (CIEDU)
Das7h às 18:30h
De segunda a sexta-feira
 
Coordenação da Pastoral
Das 7h às 12h / 14h às 17h 
De segunda a sexta-feira
 
Coordenação de Disciplina
Das 7h às 10:30h / 12h às 17h 
 De segunda a sexta-feira
 
Coordenação de Comunicação
Das 7:30h às 12:30h / 14h às 17:30h
De segunda a sexta-feira
 
Coordenação da Educação Infantil
Das 7h às 11h / 13h às 18h
De segunda a sexta-feira
 
Coordernação de Esportes 
De segunda a sexta-feira
 
Departamento Pessoal
Das 7:h às 12h / 13:30 às 17h
De segunda a sexta-feira
 
Banda Marcial 
De segunda a sexta-feira
UU
Biblioteca 
Das 7h às 16:30h
De segunda a sexta-feira
 
Setor Financeiro
Das 7h às 17h
De segunda a sexta-feira
 
Secretaria
Das7h às 17:30h
De segunda a sexta-feira
 
Reprografia 
Das 7h às 11:30h / 13h às 17:18h  
De segunda a sexta-feira
 
Setor de TI
Das 7h às 18h
De segunda a sexta-feira
 
Serviço Social
Das 8h às 11:30h / 14h às 20h
De segunda a sexta-feira
 
Cursinho Solidário
Das 18h às 22h
De segunda a sexta-feira
 
Cantina da Reni
Das 6:40h às 19h
De segunda a sexta-feira
(93)99120-3235 / 99184-4960
 
Cantina da Gisele
Das 7:15h às 19:30h
De segunda a sexta-feira
 
Loja de uniformes
Das 7:30h às 18h 
De segunda a sexta-feira.
(93)99112-4141
 
Rádio 
De segunda a sexta-feira
 
Dança
De segunda a sexta-feira