Na última sexta-feira (20), o auditório do Colégio Dom Amando se transformou em um verdadeiro palco de experimentação artística com a culminância do projeto “Quebra de Tabus: Corpo em Movimento”, desenvolvido pelas turmas da 2ª série do Ensino Médio, dentro da disciplina de Artes.
O projeto teve como objetivo central promover o conhecimento das linguagens artísticas por meio da representação do corpo, proporcionando aos alunos vivências que uniram movimento, expressão, história da arte e quebra de paradigmas. A proposta incentivou os estudantes a refletirem sobre o corpo como suporte, meio de comunicação e instrumento criativo.
Divididos por turmas e temas específicos, os alunos exploraram diversas correntes e estilos artísticos. A turma A ficou responsável por desenvolver performances inspiradas no Hiper-realismo, Pop Art e Neodadaísmo, trabalhando o exagero, o cotidiano e o choque visual com gestos e movimentos.
A turma B trouxe à cena a representação do movimento do corpo e o corpo como suporte, desafiando os limites da arte tradicional ao incorporar o corpo como parte essencial da obra e do processo criativo.
Já a turma C apresentou performances inspiradas na pintura de ação e no impressionismo abstrato, fazendo referência ao artista Jackson Pollock, além de recriações corporais com base na dança moderna ocidental de Merce Cunningham, onde o movimento surge com espontaneidade e liberdade.
Durante as apresentações, os grupos utilizaram materiais alternativos, coreografias, encenações e recursos visuais para transmitir conceitos, ideias e emoções, desafiando os espectadores a olharem para o corpo e para a arte sob novas perspectivas. O projeto buscou romper tabus, desconstruir estigmas e estimular o pensamento crítico e estético dos alunos.
Mais do que um exercício de expressão, o projeto foi uma oportunidade de integrar teoria e prática, história da arte e contemporaneidade, mostrando como a arte pode ser um canal potente para o autoconhecimento, a comunicação e a liberdade de ser.