Festival Folclórico

Apresentação

No Colégio Dom Amando o folclore teve início na década de 70, precisamente em 18 de agosto 1973, com o projeto cultural intitulado “Uma Noite na Roça”. Tinha seus objetivos voltados à preservação da cultura amazônica e da cultura santarena, em particular, por meio do envolvimento de alunos educadores e famílias. Estava nascendo uma das maiores manifestações culturais realizada por uma instituição de ensino no Brasil!

O festival continuou crescendo e ganhando novas dimensões, envolvendo não apenas toda família CDA, mas também a comunidade santarena, movimentando o comércio, com a compra de tecidos, enfeites, roupas; as costureiras; os artesãos; a gastronomia; a música e a dança, com a participação dos coreógrafos; as pesquisas e intervenções nas comunidades, com as visitas de educadores e alunos do CDA. A partir de 1998, não apenas a comunidade interna e externa reconheceu o valor do folclore para cultura da região, mas as autoridades também, com o Festival Folclórico do CDA incluído no calendário dos eventos da cidade pela Embratur. 

50 anos

Em 2022, o Festival Folclórico completou 50 anos de história com o tema: uma viagem histórico-cultural, projeto que materializa e registra essas tradições possibilitando olhar o passado, refletir sobre o presente e projetar o futuro, sempre com foco na valorização da cultura regional. Desse modo, os elementos do folclore se insinuam nas práticas e propósitos formativos, agregando temas educativos aos contos populares, canções, danças, crenças, crendices, superstições, mitos, lendas, …

O Festival Folclórico é mais uma oportunidade de o Colégio Dom Amando afirmar seu compromisso com a promoção da formação integral, inspirada em um olhar respeitoso ao legado recebido da história dessa proposta educativa, uma reflexão atenta sobre as exigências do nosso tempo e uma postura plena de esperança em favor da perenidade da missão que nos une e fortalece: educar mentes e corações.

Galeria de Fotos

2021

2022