Pastoral

APRESENTAÇÃO

A Pastoral Religiosa é o jeito de ser e agir da Escola Católica de Santa Cruz englobando todos os seus integrantes: educadores, educandos e familiares.
 
Nosso Colégio é um Colégio em Pastoral,  uma instância da Igreja no campo da Cultura e Educação. Tem como missão educar e evangelizar, seguindo os passos de Beato Basile Antônio Moreau, fundador da Congregação que nos mantém.
 
Assim sendo, empenhamo-nos em educar e evangelizar de maneira integral, considerando as dimensões afetiva, psíquica, cognitiva, física e espiritual de todos os membros da comunidade escolar.
 
"Sempre colocaremos educação e instrução lado a lado: a mente não será desenvolvida em detrimento do coração”. Beato Basile Moreau.
Para que tudo isto se concretize, contamos, em nosso Colégio, com o trabalho da Coordenação de Pastoral que tem como objetivos:
 
-- Ajudar a fazer do Colégio um espaço de fé e vida; de experiência eclesial e vivência de fraternidade e solidariedade;
-- Apresentar Jesus Cristo como referencial de pessoa comprometida com a dignidade humana;
-- Explicitar de forma articulada o Projeto Político-Pedagógico-Pastoral do Colégio sob o Carisma do fundador da Congregação de Santa Cruz e Motivar o engajamento dos membros da comunidade educativa nas comunidades de fé.
  

São José - Padroeiro dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz

 

ENSINO RELIGIOSO    

A educação apresenta-se hoje como uma tarefa complexa, desafiada pelas rápidas mudanças sociais, econômicas e culturais. A sua missão específica permanece na formação integral da pessoa humana. Às crianças e aos jovens deve ser garantida a possibilidade de desenvolver harmoniosamente as próprias qualidades físicas, morais, intelectuais e espirituais.

Os mesmos devem ser ajudados a adquirir um sentido mais perfeito de responsabilidade, a apreender o reto uso da liberdade e a participar ativamente na vida social. Um ensino que desconhecesse ou marginalizasse a dimensão moral e religiosa da pessoa, constituiria um obstáculo para uma educação completa, porque as “crianças e os adolescentes têm direito de serem estimulados a estimar retamente os valores morais e a abraçá-los pessoalmente, bem como a conhecer e a amar Deus mais perfeitamente”. (Declaração Gravissimum Educationis).

Tal educação requer o contributo de vários sujeitos educativos;  os pais, porque transmitiram a vida aos filhos, são os primeiros e principais educadores, Exortação Apostólica (Familiaris Consortio - FC, 22 de Novembro de 1981, 36; c. 793 CIC; c. 627 CCEO). Nesta primordial tarefa, eles necessitam da ajuda subsidiária da sociedade civil e de outras instituições. Na verdade, a família é a primeira, mas não a única e exclusiva comunidade educativa.

 

          

Diante disto, o Colégio Dom Amando, oferece aulas de Educação Religiosa da Educação Infantil ao Ensino Médio Pré-universitário, exercendo um diferencial na educação do Oeste do Pará. 

 

VESTIBULAR SOLIDÁRIO
   

Com o objetivo de contribuir com a comunidade onde está inserido, o Colégio Dom Amando desenvolve alguns  projetos sociais que fazem a diferença para muitas famílias de Santarém. Um deles é o Curso Pré-Vestibular  Solidário para jovens e adultos. Implantado desde 2003, o projeto já atendeu mais de 450 jovens concluintes do Ensino Médio das Escolas Estaduais parceiras do projeto, sendo este o único cursinho preparatório gratuito na cidade. Daí a grande procura por vagas, sobretudo por alunos oriundos de famílias carentes.

As aulas são realizadas de forma voluntária por professores do próprio colégio e por acadêmicos das universidades locais, sendo importante ressaltar que ex-alunos do cursinho  aprovados no vestibular, reconhecem a grandeza deste projeto e retornam como voluntários para ministrar aulas.

Tal iniciativa ganhou o reconhecimento positivo da sociedade e das escolas públicas, pois  o resultado do projeto é expresso pelo número de aprovações que ultrapassa a marca de 250 alunos que  estudaram no solidário com professores voluntários e ex-alunos e                 conseguiram conquistar a tão sonhada vaga em  universidades de Santarém e até em outros estados nos mais diversos cursos, inclusive Medicina.

Em  2015, o Vestibular Solidário formou uma turma com 43 alunos, entre alunos da rede pública, freiras e trabalhadores que passaram por uma prova de seleção e frequentam as aulas de segunda a sábado no CDA.

 

         

                                                   Turma de 2016        
Os alunos atendidos pelo projeto Pré-Vestibular Solidário, além de inseridos nas programações culturais realizadas pelo colégio, também contam com os serviços de orientação vocacional, visando a boa escolha profissional e um positivo exemplo de cidadania.

 

CDA EM MISSÃO    

A missão de Santa Cruz deve romper fronteiras geográficas, políticas, temporais e culturais. Desde o início, o Padre Moreau pensou em experiências missionárias para além das fronteiras da França. Devido a essa ousadia, a Congregação encontra-se hoje em diversos países.

É inspirado nessa ousadia do Moreau, que o Colégio Dom Amando propõe aos seus docentes e discentes, uma experiência missionária na região Amazônica cuja intenção é reconhecer as diversidades culturais, sociais, geográficas e políticas do nosso país, mas, sobretudo, proporcionar aos alunos da família Santa Cruz de todo o mundo, um encontro para a troca de experiência de vida, assim como um encontro com outras Instituições da Congregação que estão inseridos em condições sócio-político-culturais distintas.

Objetivos específicos: Fomentar o espírito missionário; promover o encontro das Instituições de Santa Cruz, incluindo Colégios e Universidades; viver uma experiência de vida totalmente diferente daquela do cotidiano; estender o espírito familiar das obras de Santa Cruz e reconhecer a diversidade cultural brasileira.

          
 
 
Missão realizada em abril de 2016 na Comunidade de Anã