Setembro Amarelo: Colégio Dom Amando reafirma a importância da saúde física e mental com os alunos

O Setembro Amarelo chegou ao fim, mas seu significado e ações estão sempre presentes no Colégio Dom Amando para que nossos alunos se sintam amados, cuidados e acolhidos.

Preparamos nossos alunos para serem cidadãos e seres humanos com valores, que amem e respeitem a si e ao próximo.

Durante o mês de setembro, mês que enfatiza a conscientização para a atenção a saúde mental, realizamos diversas atividades enfatizando o poder de manter a mente e o corpo saudável, a gerenciar os pensamentos e proteger suas emoções.

Algumas rodas de conversas foram realizadas também com os pais, com o Projeto “Escola de Pais” no colégio Dom Amando entendemos que a educação se sustenta no tripé aluno-família-escola.


Sobre a campanha Setembro Amarelo 

Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha. 

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo!

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo,

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. 

Fonte

Compartilhe

Veja outras notícias