Na manhã desta segunda-feira, 15 de setembro, o Colégio Dom Amando reuniu alunos e educadores para celebrar uma Eucaristia especial em homenagem ao Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Congregação de Santa Cruz. A celebração ocorreu no ginásio da escola e foi presidida pelo Padre Luís Augusto Amorim, da Arquidiocese de Santarém.
Esta data é especialmente significativa para a Congregação de Santa Cruz: além de lembrar a devoção à Virgem Dolorosa, também se comemora a beatificação de Pe. Basílio Moreau, fundador da Congregação, ocorrida em 2007. Outro momento recordado foi a Exaltação da Santa Cruz, festa litúrgica celebrada tradicionalmente em 14 de setembro, cuja memória ecoa nos valores que dão nome à Congregação — “Santa Cruz”.
No Colégio, a missa contou com a presença de estudantes de todas as etapas de ensino, professores e equipe administrativa. O momento foi de fortalecimento da vivência cristã, reconhecendo que essas datas recordam o mistério do amor de Deus manifestado na Cruz e na entrega filial de Maria.
Para a comunidade escolar, celebrar hoje é um momento de fortalecimento que a educação oferecida pelo Colégio Dom Amando se inspira nesse legado de fé, serviço e amor. A Congregação de Santa Cruz, fundada pelo Beato Moreau, tem como missão formar seres humanos inteiros, intelectual e espiritualmente e oferecer uma educação solidária, que edifica não apenas a mente, mas sobretudo o caráter.